Carregando...
26 comentários
  1. Antonio Ribas

    Desculpem mas eu sei do que estou falando. Sou engenheiro químico e afirmo que tubo de ensaio não é proveta e vice-versa.
    Tubo de ensaio é um tubo de vidro temperado, de pequeno diâmetro, resistente ao calor (pode ser levado à chama) e é utilizado, como o próprio nome indica, para fazer ensaios (reações químicas) com reagentes químicos. Proveta é um cilindro graduado, de vidro ou plástico, de diâmetro maior, não necessariamente resistente ao calor e é utilizado para medir volumes de líquidos com razoável precisão.
    Houaiss era linguista (filólogo) e não químico.

    1. Só Palavras Cruzadas

      Antonio, aceitamos a sua opinião. Entretanto, também no dicionário Sacconi consta a acepção “tubo de ensaio”. Usamos livremente as diversas formas encontradas nos mais importantes dicionários e enciclopédias brasileiras, o que nos dá respaldo para manter essa definição em nosso dicionário. Seria interessante questionar os lexicólogos sobre a questão 🙂

  2. Roberto

    vocês ficam discutindo sobre termos técnicos da cruzada, mas não se atêm ao tema, que é irrelevante, que é sobre o “corte de cabelo utilizado no SPFW”. Fala sério!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *